Biografia do Vik Muniz: vida e obras do artista

Vik Muniz desenvolve imagens fotográficas e releituras de obras feitas com materiais inusitados e muitas vezes o próprio lixo. Ele mais conhecido por suas recriações é rápido e inesperado de imagens históricas arte icônica e da cultura popular.

Quer saber mais sobre a vida deste artista? Continue a leitura para aprender a biografia de Vik Muniz .

Quem é Vik Muniz?

Biografia do Vik Muniz

Vik Muniz é um artista visual e fotógrafo brasileiro. Vik Muniz nasceu em 1961. Originalmente escultor, Muniz desenvolveu um interesse pelas fotografias de seu trabalho e finalmente voltou sua atenção para a fotografia. Muniz de arte, inspirando-se em pinturas antigas e retratos de destaques de obras de arte, usando principalmente materiais de recortes, mestres de recortes, de revistas, calda de chocolate, poeira e sujeira. Ele, então, tira fotos de suas criações.

Leia também:

Seu trabalho elogios da crítica e comercial foi recebido em todo o mundo. é publicado pela Galeria Nara Roro, sediada Nova York e no Brasil.

No documentário Waste Land de 2010, Muniz fez uma aparência. O filme dirigido por Lucy Walker, foca no emprego de Muniz em um dos maiores lixões do mundo, o Jardim Gramacho, localizado fora do Rio de Janeiro. No 83º Oscar, o filme uma indicação recebida para Melhor Documentário.

Conheça a história de vida de Vik Muniz

Filho único de Maria Celeste, telefonista, e Vincente Muniz, Garçom, Vik Muniz nasceu em 1961 em São Paulo, Brasil. Ana Rocha, avó de Muniz, começou a aprender ainda criança. Em suas memórias, Muniz contornou que teve dificuldades para escrever na escola e usar imagens em vez de palavras para se expressar. Seu professor tinha deficiência de matemática que ele participava de uma arte quando 14 anos. Ele ganhou, recebendo uma parte de uma bolsa de estudos para um estúdio de arte.

Antes de se mudar para Nova York em 1983, Muniz estudou publicidade na Fundação Armando Álvares Penteado de São Paulo. Apesar de ter iniciado sua carreira artística como escultor, Muniz mudou de memória em 1988 com a publicação de sua série O Melhor da Vida, na qual recriou fotos famosas de Life e captou os resultados.

Muniz começou a usar itens do cotidiano em sua abordagem por volta da década de 1990, como sua renomada série Pictures of Chocolate (1997). No mesmo ano, a série de retratos de Muniz Sugar Children , que mostra crianças vivendo nas plantações de Saint Kitts, foi exibida na exposição Nova Fotografia 13 do Museu de Arte Moderna.

Com sua série de 2008, Pictures of Garbage , uma parceria com os catadores do maior sanitário de São Paulo, que está documentada no documentário indicado ao Oscar Waste Land, um aterro de Muniz em direção ao tema socialmente consciente contínuo.

Início da carreira de Vik Muniz

Aos 18 anos, Muniz começou seu primeiro emprego no setor publicitário brasileiro, reformando outdoors para facilitar a leitura. Viuz viu a caminho de casa então, ele se notou e com isso sua briga separou a rua de Bal Muneado na perna um dos participantes.

O alegações pagou-o-oferta para desistir das ações e Vik usou o para chegar a Chicago em seu dinheiro para melhorar o ensino de Chicago, enquanto apreciá-lo em uma mercearia Muni- ni para o estacionamento.

Ele adquiriu em polonês, conhecimento italiano e aulas noturnas, mas seu coreano em inglês não melhorou muito.

Muniz acabou indo para culinária e carpintaria, onde acessórios principalmente em inglês.

Em 1984, Muniz fez sua primeira visita a Nova York. Ele foi ao Museu Moderna de lá e reconsiderar uma arte de mulher que o obra de Jackson Pollock. Dois meses após sua visita inicial, Muniz mudou-se para Nova York como resultado disso. Seu lhe lhe em estúdio e Muniz o usado para lançar sua carreira de amigo. Quando abriu sua primeira exposição solo em 1989, ele tinha 28 anos.

Obras de Vik Muniz

Biografia do Vik Muniz

Vik Muniz manipula como imagens apropriando-se delas da realidade, da mídia e da história da arte. Antes de pegar imagens e descartar como originais, Vik Muniz reconstrói uma imagem usando materiais extraídos do cotidiano, como diamante, cor, argila ou poeira.

Suas mudanças por serem o trabalho de um mágico ou virtuoso e não uma fotografia à primeira vista. Suas imagens servem tanto para nos lembrar de nossos passados ​​culturais quanto para subverter preconceitos.

Redesenhando e reinterpretando tudo. Vik Muniz nos engana e compreende a capacidade de vários olhares da realidade e compreendê-la, reforçando nosso senso de identificação com coisas, a visão é basicamente uma espécie de inteligência e reconhecimento ou uma espécie de conforto familiar.

Vik Muniz teve dentre importantes9 personalidades internacionais, incluindo o Museu de Arte da Universidade Brigham Young (2021), Museu ArtScience em Cingapura (2020), Museu de Arte de Sarasota (2010), outras exposições de eventos de artes pelo mundo afora.

O Brasil por Viká na 49ª Bienal de Veneza em 2001. Waste Land (2010), premiado no Festival de Cinema de Sundance de 2010 e indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2011, é sobre seu trabalho.

Vik Muniz é Embaixador da Boa Vontade da UNESCO desde 2011. Em 2015, fundou a Escola Vidigal, uma escola de artes visuais para crianças da favela do Vidigal, no Rio de Janeiro, e expôs Lampedusa em Veneza em conjunto com a Bienal de Arte.

Muniz emprega meios incomuns para aumentar o efeito, desde uma Dupla Mona Lisa de manteiga de amendoim e geleia (agradecida, é claro, pela reformulação de Andy Warhol da obra-prima original de Da Vinci) até uma reprodução de xarope de chocolate Bosco de uma das imagens de Jackson Pollack de Hans Namuth.

Seu método distinto de criar renderizações em grande escala a partir de objetos descobertos e mídia mista que são destruídos depois de fotografados é outra alusão à natureza fabricada da memória e da percepção.