Biografia-do-Luiz-Gonzaga

Biografia do Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga foi uma das pessoas mais influentes na música brasileira, tanto que até hoje ele é relembrado pelo que fez em vida.

Um nordestino que mostrou mais do nordeste para o restante do Brasil, sua potência e talento, que acabou virando um símbolo para tudo o que a região representa até os dias atuais.

Dentre os estilos que Luiz Gonzaga apresentou para o restante do país, temos o baião, o xote e o xaxado.

Uma de suas músicas se tornou nada mais nada menos do que o hino do Nordeste brasileiro. A música, que foi feita em parceria com Humberto Teixeira, se chama “Asa Branca” e teve sua gravação feita no dia 3 de março de 1947.

Sua história marcou a história do Nordeste e, por isso, sua biografia é algo de grande interesse para todos nós brasileiros. Vamos conhecer mais detalhes sobre a história de vida deste músico que se tornou um marco nacional. Segue o fio!

Leia também:

Biografia do Luiz Gonzaga

No dia 13 de dezembro de 1912 nasceu o nosso Luiz Gonzaga, em uma fazenda chamada Caiçara que fica em Exu – situado no Sertão de Pernambuco.

Seus pais eram Januário José dos Santos e Ana Batista de Jesus. Seu pai era conhecido como o mestre Januário que tocava sanfona e sua mãe era a mulher da casa. Juntos, o casal teve oito filhos – incluindo Luiz Gonzaga.

Luiz nasceu em uma época difícil, desde pequeno precisava trabalhar e tinha como instrumento de trabalho uma enxada. Mas, o que ele realmente gostava de fazer era acompanhar seu pai tocando a sanfona. Ele ficou fascinado.

Com isso, passou a aprender e logo estava tocando muito bem o instrumento e passou a animar algumas festas que aconteciam na região. Com esse novo trabalho, ele passou a ajudar tanto no trabalho pesado, com a enxada, quanto com as apresentações tocando sanfona.

O Coronel Manuel Aires de Alencar era quem garantia a proteção de Luiz, sendo que foi com as filhas dele que ele teve a oportunidade de aprender a ler, falar da maneira correta e também a escrever.

Foi aos seus 13 anos de idade que o ainda jovem Luiz Gonzaga teve a oportunidade de comprar a que seria sua primeira sanfona. Isso só foi possível graças aos trabalhos que ele realizou e com a ajuda do Coronel.

A primeira vez que ele pode fazer dinheiro com sua nova sanfona foi tocando em um casamento, um dos momentos essenciais para que ele percebesse que ele queria seguir carreira na música.

A vida de Luiz Gonzaga nem sempre foi um mar de rosas, tendo problemas familiares e até mesmo tendo fugido de casa em seus 17 anos de idade – tudo por causa de um namoro que não era aprovado pela família, o que acabou em uma surra que ele levou da mãe.

Essa não foi sua fuga definitiva, o que aconteceu algum tempo depois ao deixar sua vida em sua cidade natal e indo para Fortaleza – para isso, ele precisou vender sua sanfona.

Luiz Gonzaga acabou ingressando no Exército Brasileiro, com o objetivo de conseguir ter uma vida melhor.

Ele acabou viajando pelo Brasil quando ocorreu a Revolução de 30, sendo o corneteiro da tropa. Luiz foi servir no Estado de Minas Gerais, isso já em 1933, mas não conseguiu ingressar na orquestra do quartel por não conhecer a escala musical.

Conseguiu mandar fazer sua próxima sanfona, passando a ter aulas com seu mais novo professor – Domingos Ambrósio, que era um grande sanfoneiro da região de Minas Gerais. Ao ser transferido para Ouro Fino, Luiz teve a oportunidade de tocar, pela primeira vez, em um clube.

Ele só foi deixar o exército muitos anos depois, em 1939, período em que ficou completamente afastado de sua família e sem mandar notícias sobre o que estava acontecendo em sua vida.

Acabou ficando no Rio de Janeiro ao aguardar seu transporte marítimo para voltar para Pernambuco. Por lá, tocou em muitos lugares com o intuito de ganhar grana.

Foi em um concurso, em 1940, que ele foi incentivado a tocar músicas nordestinas e conseguiu conquistar o prêmio de primeiro lugar. A partir daí, sua carreira musical começou a crescer e ele foi convidado para gravar o que seria o seu primeiro disco.

Foram mais de 70 músicas em apenas 5 anos de composições.

Sua carreira foi recheada de participações e de bons momentos.

A música que se tornaria o hino nordestino só aconteceu por Luiz ter buscado um parceiro e encontrado Humberto Teixeira. A parceria entre os dois durou cinco anos.

Após muitos anos longe de sua terra natal, Luiz Gonzaga acaba voltando pela sua família. Ele consegue levá-los para morar na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1949. Nessa época, Luiz chegou a voltar para Recife, mas morava em São Paulo.

Ele já fazia muito sucesso no meio musical e espalhava as músicas nordestina por todo o país.

Luiz Gonzaga chegou a fazer sucesso internacional, quando teve a oportunidade de se apresentar na cidade de Paris – França. Ganhou prêmios importantes, como ele bem merecia.

O filho de Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga teve um relacionamento com Odaléia Guedes dos Santos, que era uma dançarina e cantora na época. Os dois tiveram um filho que recebeu o nome do pai, chamado Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior. Ele nasceu em 1945.

Infelizmente, a mãe do pequeno Luiz morreu quando ele ainda era pequeno. Gonzaga acabou se casando novamente com Helena Neves Cavalcanti. Juntos, criaram o filho e adotaram uma menina chamada Rosa Gonzaga.

A morte de Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga teve câncer de próstata, o que acabou sendo o motivo de sua morte. No dia 2 de agosto de 1989 ele veio a falecer. O real motivo, além de ter sido debilitado pelo câncer, foi uma parada cardíaca quando estava internado.

No ano em que Luiz Gonzaga completaria 100 anos de idade, foi lançado “De Pai Para Filho”, um filme que contava a história de Luiz com seu único filho homem – apelidado de Gonzaguinha.

Até hoje, Gonzaga é uma grande referência nordestina.

Deixe um comentário