Biografia-de-Salvador-Dalí

Biografia de Salvador Dalí: fatos sobre a vida do artista

Você conhece a história do grande Salvador Dalí? Estamos falando de um dos grandes pintores que marcaram uma geração e que está presente até hoje nos livros de história da arte, em museus e de diversas outras maneiras que o fazem inesquecível.

Salvador Dalí tinha um bigode bastante chamativo e que poderia ser considerado diferenciado e até mesmo único, que se tornou meio que sua marca registrada com o tempo. É fácil identificar sua pessoa em fotos por conta de seu bigode.

Conhecer a vida de Salvador Dalí é uma maneira de se aproximar de sua história, para entender como ele se tornou um dos grandes pintores de sua época e eternizou o seu nome no mundo da arte.

Por isso, vamos conhecer a biografia de Salvador Dalí neste conteúdo. Vamos lá?

Leia também:

Biografia de Salvador Dalí

Salvador Felipe Jacinto Dalí i Domènech, mais conhecido apenas por Salvador Dalí, foi um pintor espanhol que viveu no século XX. Seu nascimento data do dia 11 de maio de 1904, na cidade de Figueras, Catalunha – Espanha.

Salvador teve seu grande destaque no mundo artístico através de suas obras insólitas e desconexas. E logo em sua infância demonstrou ter bastante talento para o desenho.

Quando tinha 18 anos de idade, foi até Madrid para que lá tivesse suas aulas de artes na Escola de Belas-Artes de San Fernando. Infelizmente, alguns anos depois, ele conseguiu ser expulso dessa escola que oferecia tantos ensinamentos sobre arte.

Mas, ainda em Madrid, teve a oportunidade de fazer bons amigos, o poeta Frederico Garcia Lorca e o Luís Bunuel – que seria, no futuro, um grande cineasta.

Personalidade de Salvador Dalí

Dalí tinha o que poderíamos chamar de personalidade forte, cheio de características chamativas e fora dos padrões da época.

Ele gostava de roupas excêntricas, para combinar com sua personalidade, tinha cabelos compridos, usava gravatas que eram muito grandes para o seu tamanho e até mesmo uma capa bem característica de filmes – essas, que iam até os seus pés.

Ou seja, ele chamava atenção facilmente por onde passava. Isso, sem contar o seu bigode que já era bastante chamativo.

Ainda nessa mesma época da Escola de Belas-Artes de San Fernando, em 1923, fez um autorretrato que ficou conhecido como “Autorretrato com L’Humanité”. Ele fazia referência ao realismo, mas se juntando com ideias cubistas.

Já no ano de 1925, quando tinha por volta de 21 anos de idade, Salvador Dalí teve a oportunidade de realizar sua primeira mostra – que ocorreu na Galeria Dalmau, que ficava em Barcelona.

Dentre as obras que foram exibidas nesta mostra, que ficou marcada como a primeira oportunidade de expor o seu trabalho, Dali apresentou a obra “Moça à Janela”, que foi feita no mesmo ano.

O encontro de Dalí e Picasso

No ano de 1926, com 22 anos de idade, Salvador Dalí finalmente conseguiu ser expulso da Escola Belas-Artes por entrar em uma discussão com um de seus professores. Além disso, ele alegou que não havia alguém capaz de avaliar suas obras naquela instituição.

Com essa mudança em seu rumo, Dalí resolveu ir para a cidade de Paris e, por lá, acabou se encontrando com outro grande pintor da época – Pablo Picasso.

A história por trás deste encontro é mais conhecida por causa de algumas cartas e anotações, afinal, não há nenhum tipo de registro em imagens de que tenha acontecido além desses papéis.

Foi lançado um livro chamado, originalmente, de “Picasso y Yo”. Que seria, em português, Picasso e Eu. Neste livro inédito no Brasil, é possível encontrar as correspondências que ocorreram entre os dois maiores artistas do século XX entre os anos de 1927 e 1970.

Uma obra incrível para quem se interessa pela vida desses grandes artistas e suas histórias entrelaçadas nestes anos de correspondências.

Quando tinha seus 23 anos de idade, no ano de 1927, decidiu ficar de uma vez em Paris e se instalou por lá. Instalado, ele passou a fazer parte do movimento Surrealista, que tinha como líder o poeta André Breton.

Sua volta para a Espanha

Após passar 2 anos morando em Paris, Salvador Dalí decidiu retornar à Espanha. Foi nesta época, já na Espanha, que ele produziu o quadro intitulado de “Jogo Lúgubre”.

Neste período, produziu mais uma mostra, dessa vez individual, que aconteceu na cidade de Paris. Em 1930, quando tinha 26 anos de idade, conheceu sua amada Gala – que passou a ser modelo para suas obras, e foram morar juntos no Sul da França.

Em seguida, voltaram para a Espanha onde compraram uma casa para os dois viverem.

Persistência da Memória

Na mesma época em que realizou sua segunda mostra individual em Paris, Salvador Dalí também produziu o que se tornaria um de seus quadros mais famosos e estudados.

No ano de 1931, Dalí fez a obra “Persistência da Memória”. Hoje, essa obra está em exibição no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

Depois dessa grande obra, pintou várias outras tão boas quanto.

O fim da vida de Salvador Dalí

Salvador Dalí morreu no dia 23 de janeiro de 1989, em Figueras (Espanha). As causas de sua morte foram relatadas como pneumonia e falha cardíaca.

Mesmo após a sua morte, Dalí é lembrado e elogiado pelas suas grandes obras espalhadas pelo mundo afora.

Conclusão

Você sabia que existe um museu todo destinado à vida e as obras de Salvador Dalí? Ele foi inaugurado no ano de 1961, pelo próprio Salvador Dalí.

Ele está localizado na cidade em que Dalí nasceu e viveu boa parte de sua vida, Figueres – Espanha.

Se você achava que Dalí só pintava quadros, agora acabou de descobrir que sua maior obra de arte foi o seu museu. O local é lindo, digno de um artista da magnitude de Salvador Dalí.

É possível acessar o site do museu e conferir diversas informações interessantes sobre ele e seu criador.

Conhecer um pouco mais sobre o artista por trás das obras nos faz refletir sobre pessoas, que seriam pessoas comuns, que foram atrás de fazer o que gostavam e acabaram se tornando grandes nomes de seu tempo.