Biografia-de-Pablo-Picasso

Biografia de Pablo Picasso: vida e obras do pintor

“Cansei-me de ser moderno. Quero ser eterno.” Você já ouviu essa frase em algum momento de sua vida? Ela foi dita por ninguém menos do que Pablo Picasso, o grande pintor espanhol que, assim como sonhava, se tornou eterno através de suas obras.

Pablo Picasso foi um grande artista em sua época, sendo um dos principais destaques, e até hoje é lembrado pelos seus feitos pelo mundo da arte.

Desde criança demonstrou seu interesse, e grande talento, pelas artes e teve o apoio necessário para investir nesse talento.

Mesmo tendo se passado quase 50 anos da data de sua morte, Picasso é lembrado e estudado na história da arte e é reconhecido até mesmo pelos leigos no assunto.

A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre a vida e a morte de Pablo Picasso, o pintor que marcou uma geração. Confira.

Leia também:

Biografia de Pablo Picasso

Pablo Ruiz y Picasso, mais conhecido apenas como Pablo Picasso, nasceu no dia 25 de outubro de 1881. Sua cidade natal era Málaga, que ficava situada na Espanha.

O pintor espanhol era filho de José Ruiz Blasco e de Maria Picasso y López. Seu pai era um professor que lecionava História da Arte, o que diz muito do por que ele apoiava e incentivava tanto o filho a seguir essa carreira quando percebeu o interessante e o talento que o pequeno Picasso possuía.

Pablo Picasso recebeu todo o apoio necessário de seu pai, para que conseguisse seguir seus estudos e aperfeiçoar seus conhecimentos sobre a arte e sua história.

Em seus primeiros esboços, Pablo gostava de desenhar touradas – um esporte que era, e ainda é, comum na Espanha e até mesmo faz parte da cultura local.

Quando já tinha seus 14 anos de idade, provavelmente no ano de 1895, Picasso entrou para a Escola de Belas-Artes da cidade de Barcelona. No ano seguinte, com os estudos indo bem, o pai do jovem Picasso alugou para o filho o que seria o seu primeiro estúdio.

Foi neste local que ele começou a pintar seus primeiros quadros oficiais. Entre eles, havia o quadro “Primeira Comunhão”, que foi doado para a Exposição Municipal de Barcelona, e também teve “Dois Patos”, que rendeu um prêmio – que seria o primeiro oficial de Pablo Picasso.

O apoio de seu pai foi muito importante em todo o processo, sendo este o responsável por enviar o quadro para ser exibido e garantir o prêmio do pintor.

No ano de 1897, quando já tinha 16 anos de idade, Picasso conseguiu ingressar na Real Academia de Belas-Artes de San Fernando, que ficava localizada na cidade de Madri. Mas, as tradições que a Escola possuía não o agradaram e ele acabou largando seus estudos por lá.

Faltando poucos meses para chegar na marca de seus 20 anos de idade, mais especificamente no dia 24 de junho de 1901, Pablo Picasso conseguiu realizar sua primeira exposição, em Paris. E foi um sucesso!

Pablo Picasso em Paris

Sua fase em Paris e as boas oportunidades que viveu por lá fizeram com que Picasso se apaixonasse por Paris e se sentisse inspirado estando por lá. Muitas de suas obras receberam essa inspiração.

O estilo impressionista dominava suas obras nesta época.

Ele teve uma fase que foi considerada como melancólica, onde o azul representava essa melancolia em suas obras. Mas, essa fase também passou e novas obras começaram a ser pintadas de outras maneiras.

O cubismo

Após passar por muitas fases e tipos de telas diferenciadas, Picasso chegou ao cubismo. Essa fase fez com que ele mostrasse o mundo real através de uma visão diferente, tridimensional.

Dentro do estilo cubista, Pablo Picasso passou por diferentes fases, como a do Cubismo Analítico e a do Cubismo Sintético. Ele viveu essa fase cubista até meados dos anos 1920. Já na década de 30, ele explora artes mais curvilíneas, rítmicas e trazendo certo drama para as telas.

Guernica – 1937

Guernica foi um grande mural produzido por Pablo Picasso que ficou bastante conhecido e que possui um enorme significado. Nela, é representado o momento em que a cidade basca de Guernica sofreu um bombardeio durante a Guerra Civil que estava acontecendo na Espanha.

Os responsáveis pelos bombardeios foram os alemães, que enviaram aviões para realizar o serviço em território espanhol.

O fim da vida de Pablo Picasso

Pablo Ruiz y Picasso morreu no dia 8 de abril de 1973, em Notre-Dame-de-Vie – cidade de Mougins, França. Ele tinha 91 anos.

Um de seus últimos quadros que foram pintados, foi uma homenagem para a sua atual esposa que era Jaqueline Roque, dando o mesmo nome à tela.

Frases marcantes de Pablo Picasso

Essas foram algumas das frases que Pablo Picasso disse durante a sua vida e que ficaram registradas para a história:

• “Aprenda as regras como um profissional para que você possa quebrá-las como um artista”;
  •  “O principal inimigo da criatividade é o senso comum”;
  •  “A inspiração existe, mas precisa te encontrar trabalhando”;
  • “Os artistas ruins copiam. Os artistas bons roubam”;
  • “A primeira metade da vida é aprender a ser um adulto; a segunda metade é aprender a ser uma criança”.

Conclusão

Pablo Picasso fez grandes feitos para o mundo da arte, foi uma vida inteira de dedicação – em vista que ele pintou desde os seus primeiros anos de vida até os últimos.

Pode-se dizer que o papel do pai na vida de Pablo foi muito importante para que ele seguisse carreira no mundo da arte e tivesse tanto sucesso em suas criações. Além do fato dele ser um professor de história da arte e possibilitar que o filho tivesse acesso aos melhores conteúdos.

O apoio familiar foi um grande diferencial, assim como as escolas para a qual ele foi aprender sobre a arte.

Mesmo já se passando quase 50 anos de seu falecimento, Pablo Picasso ainda é lembrado pelos seus feitos e, acredite, isso deve ser algo comum para os próximos anos que virão.

Conhecer a história de um artista tão renomado é um privilégio, e você pode conferir outras histórias por aqui mesmo!