Biografia-de-Castro-Alves

Biografia de Castro Alves: vida e obras do poeta

Você sabe quem foi Castro Alves? Ele é um dos poetas que marcaram a nossa história, a história brasileira. Ele era representante da Terceira Geração Romântica no Brasil, e sempre enfatizava os problemas sociais da época.

Também é patrono da cadeira n.º 7 da Academia Brasileira de Letras.

Ele era chamado de Poeta dos Escravos, como se fosse (atualmente) um porte do povo, um militante, e nunca deixou de usar a sua voz na poesia para falar sobre suas indignações e sobre os graves problemas que haviam na sociedade naquela época.

Apesar de ter falecido ainda muito novo, antes de completar 30 anos de vida, Castro Alves se tornou um símbolo e marcou a poesia nacional. Até hoje, ele é um poeta renomado, muito bem lembrado pelos seus feitos e lutas.

Para conhecer um pouco melhor a história desse artista literário, confira a seguir a biografia de Castro Alves. Vamos lá?

Leia também:

Biografia de Castro Alves

Antônio Frederico de Castro Alves, mais conhecido como Castro Alves, nasceu no dia 14 de março de 1847, na vila de Curralinho. Atualmente, a cidade em que ele nasceu é chamada de Cidade de Castro Alves e fica na Bahia.

Seus pais eram Antônio José Alves e Clélia Brasília da Silva Castro, Nessa época, era comum que apenas os homens da família tivessem uma profissão – sendo que as mulheres ficavam em casa cuidando do lar e dos filhos.

Por isso, só se tem conhecimento sobre a profissão do pai de Castro Alves, que era médico e professor.

Quando tinha cerca de 7 anos de idade, em 1854, Castro Alves mudou-se com sua família para a cidade de Salvador, onde seu pai passaria a dar aulas na Faculdade de Medicina.

Aos 11 anos de idade, Castro Alves estudava em uma escola chamada Ginásio Baiano, e foi lá que ele teve a honra de conhecer Rui Barbosa. Nessa época, Castro Alves já tinha uma certa paixão pela poesia.

A morte da mãe de Castro Alves

No ano seguinte, com seus 12 anos de idade, ele veio a perder sua querida mãe. Foi um período marcante em sua vida.

Tendo passado por esse trauma, uma perda tão grande e significativa, Castro Alves continuou a se entregar para a poesia e, em 9 de setembro de 1860 (com 13 anos de idade) ele recitou sua primeira poesia para um público, em uma comemoração feita em sua escola.

Em 1862, seu pai casa-se de novo e ele, junto de seu irmão, vão junto com eles para a cidade de Recife. Por lá, Castro Alves irá se preparar para começar na Faculdade de Direito.

Infelizmente, ou felizmente se pensarmos em seus feitos na literatura, ele sofreu duas reprovações.

Em seu período em Recife, Castro Alves escreveu o poema que chamou de “A Destruição de Jerusalém”. Ele fez muito sucesso e arrancou muitos elogios com essa obra.

Em 1863, ele já está atento às desigualdades sociais e os problemas da escravidão, e em 17 de maio ele consegue realizar a publicação de sua poesia chamada “A Primavera”. Essa seria a primeira poesia, de muitas, que falariam sobre a escravidão no Brasil.

Você pode conferir essa obra de arte, a seguir:

“Lá na última senzala,

Sentado na estreita sala,

Junto ao braseiro, no chão,

Entoa o escravo seu canto

E ao cantar correm-lhe em pranto

Saudades do seu torrão.”

Castro Alves

No período de 2 anos que estava em Recife, Castro Alves começa a sofrer com os primeiros sintomas da tuberculose. Na mesma época, escrevia a poesia que seria dedicada à Eugênia – mulher que tanto lhe encantou.

No mesmo ano, em 1864, Castro Alves perde seu querido irmão.

Em meio ao caos da perda, ele conseguiu finalmente garantir sua vaga na Faculdade de Direito do Recife.

Nessa época, os estudos, a poesia e as causas sociais eram bastante ativos em sua vida.

Ainda no ano de 1864, nos seus 17 anos, Castro Alves passa por uma experiência de quase morte por conta de sua doença (tuberculose). Pode-se dizer que o fio da vida se passou na cabeça de Alves e, disso, saiu sua poesia “Mocidade e Morte”.

Em 1866, o pai do rapaz morre. Castro Alves tinha 19 anos e a responsabilidade de cuidar da madrasta e de seus cinco irmãos mais novos – todos eles tinham menos de 14 anos de idade.

No ano seguinte (1887) ele finalmente consegue ter uma relação mais íntima com Eugênia, por quem era apaixonado. Nesse mesmo período, teve a oportunidade de conhecer o escritor Machado de Assis, que o ajuda a ingressar neste meio.

Em 68, tendo terminado sua relação com a Eugênia, vai para uma caçada de férias e, por lá, acaba ferindo o pé e precisando realizar a amputação. Tudo isso, com apenas 21 anos de idade.

Espumas Flutuantes

Espumas Flutuantes foi o único livro de Castro Alves que foi publicado quando ele ainda estava vivo, sendo feito em 1870. Ele estava vivendo em Salvador e, por lá, ficou até o dia de sua morte.

A morte de Castro Alves

Castro Alves morreu no dia 6 de julho de 1871, na cidade de Salvador. A causa da morte foi a tuberculose, que esteve presente em boa parte de sua curta vida. Ele tinha apenas 24 anos de idade quando nos deixou.

Mesmo ainda sendo tão novo, seus momentos dedicados à poesia nos renderam muitas obras incríveis e que são lembradas e exautadas até os dias atuais.

Conclusão

Pensar em como era complicado a vida naquela época, em como as pessoas morriam novas por conta de doenças e más condições de vida. Esse foi o caso de Castro Alves, que nos deixou tão novo.

Alves exibe muito o seu posicionamento social e suas preocupações em suas obras, o que acabou sendo uma das marcas registradas que são discutidas até hoje na história.

Na literatura, ele é estudado nas salas de aulas junto de suas obras magníficas.

Mesmo tendo pouco tempo para se expressar, ele fez isso de uma forma inesquecível e que o faz ser eterno.