Biografia-de-Elis-Regina

Biografia da Elis Regina: fatos e curiosidades sobre a cantora

Elis Regina foi uma cantora brasileira que marcou uma geração e, mesmo após tantos anos de sua morte, ainda está presente nos fones de ouvido de muitos brasileiros e até estrangeiros.

Elis, infelizmente, nos deixou cedo, mas deixou muitas obras incríveis para serem apreciadas por muito tempo.

Até hoje, Elis Regina é conhecida como uma das melhores cantoras brasileiras que já passaram pela Terra.

Então, vamos conhecer mais sobre a história dessa artista chamada Elis Regina. Confira, a seguir.

Leia também:

Biografia da Elis Regina

Elis Regina de Carvalho Costa, mais conhecida como Elis Regina, nasceu no dia 17 de março de 1945, na cidade de Porto Alegre – Rio Grande do Sul.

Desde nova gostou de música e, quando tinha 11 anos de idade, passou a cantar em um programa chamado “No Clube do Guri“, que passava na Rádio Farroupilha. O programa era apresentado por Ari Rego.

Quando tinha 15 anos de idade, Elis foi convidada a participar da Rádio Gaúcha e foi contratada para o trabalho. Ainda em seu primeiro ano trabalhando como cantora, e ainda tão nova, Elis Regina recebeu o prêmio de “Melhor Cantora do Rádio”.

No ano seguinte, nos seus 16 anos de vida, ela foi para o Rio de Janeiro para lançar o seu primeiro disco de muitos que viriam. O disco era o “Viva a Brotolândia“.

Aos 19 anos de idade, Elis Regina já realizava apresentação no eixo Rio São Paulo e conseguiu um contrato para trabalhar com a TV Rio – que era dirigido por Luís Carlos Miele e por Ronaldo Bôscoli.

Foi nessa idade que Elis começou a dançar, levantando seus braços e girando-os no ar. Esse gesto se tornou sua marca registrada nos próximos anos. Todos amavam Elis e sua música.

Essa foi uma fase muito boa para a ainda jovem Elis Regina, e ela ainda realizava apresentações em um local chamado “Beco das Garrafas” – local onde se tocava Bossa Nova, que era tão popular na época.

Ainda em seus 19 anos de idade, ela foi morar na cidade de São Paulo.

Com 20 anos, já em 1965, Elis estreou em um festival com uma música chamada “Arrastão”, que não era uma de suas canções.

Prêmios aos 20 anos

Elis recebeu outros prêmios no auge de seus 20 anos, sendo eles o Prêmio Berimbau de Ouro e também o Troféu Roquette Pinto. E, claro, eleita a melhor cantora do ano.

Elis Regina fascinou as pessoas de sua época, e até hoje consegue surpreender os jovens que passam a conhecer suas músicas.

Elis como apresentadora

Elis também viveu a sua fase de apresentadora de programa de TV, onde dividia o palco com Jair Rodrigues e com Zimbo Trio. O programa era o “O Fino da Bossa”, que era da TV Record.

Em 68, aos 23 anos, Elis já era uma cantora conhecida internacionalmente, fazia apresentações em cidades como Paris e era ovacionada pelo seu talento genuíno.

Pimentinha

Você sabia que Elis Regina tinha o apelido de Pimentinha? O apelido representa seu tamanho (Elis era uma pessoa pequena) e a explosão de talento que havia dentro dela (representando a potência que uma pequena pimenta possui). Quem deu esse apelido para a cantora foi ninguém menos do que Vinícius de Moraes.

Discos e músicas por Elis Regina

Elis lançou muitos discos para uma pessoa que teve uma carreira tão curta. Muitos dizem que era como se soubesse que sua jornada seria curta e que precisaria eternizar sua música.

Em um período menor do que 20 anos de carreira, Elis chegou a lançar 31 discos com diversas músicas que se tornaram históricas. Algumas delas, são essas:

  • Fascinação;
  • Águas de Março;
  • O Bêbado e a Equilibrista;
  • Como Nossos Pais;
  • Madalena;
  • Romaria;
  • Upa Neguinho;
  • Casa no Campo;
  • Aprendendo a Jogar;
  • Se Eu Quiser Falar Com Deus.

Vida amorosa de Elis

Elis foi casada com Ronaldo Bôscoli, de 1967 a 1972, que era produtor musical. Eles tiveram um filho, chamado João Marcelo Bôscoli, que nasceu no início dos anos 70. Mas, o casamento em si era bastante conturbado e muitas cenas de brigas foram presenciadas pelo público.

Após o fim do casamento, Elis se envolveu com César Camargo Mariano, que era pianista. Eles tiveram dois filhos juntos, Pedro Camargo Mariano, que nasceu em 75, e Maria Rita Camargo Mariano, que nasceu em 77.

O romance durou de 1973 até 1981. No ano seguinte, Elis seria encontrada morta, no chão do seu apartamento, no quarto, por quem era seu namorado na época – Samuel MacDowell.

Elis foi levada para o hospital por ele, mas já chegou ao local sem vida.

O fim de Elis Regina e o motivo de sua morte

Elis Regina foi uma dos diversos artistas que nos deixaram antes do tempo. A cantora brasileira nos deixou quando ainda tinha apenas 36 anos de idade.

Seu fim chegou no dia 19 de janeiro de 1982, na cidade de São Paulo – SP. Mas, seu legado, deixado em suas músicas, nunca terá fim para os fãs que a admiravam.

Ela morreu por conta de uma overdose, que foi acidental, assim como aconteceu com outros artistas e rockeiros. Ela acabou excedendo a quantidade e consumiu cocaína, uísque e até mesmo tranquilizantes, misturando-os e resultando em sua morte.

É triste ver a perda de mais uma grande artista para os mesmos problemas. E, infelizmente, não será uma das últimas vezes.

Conclusão

Além de suas músicas e discos incríveis, Elis Regina deixou o seu legado em seus filhos. A filha, Maria Rita, é cantora como foi a mãe, seu filho Pedro é cantor e instrumentista e o mais velho, João Marcelo, é produtor musical e empresário brasileiro.

Todos seguiram os mesmos passos, ou parecidos, com o da mãe.

Elis viveu pouco, merecia mais tempo para mostrar todo o seu talento e ver os filhos crescer. Mas, é possível relembrá-la através da música e da história que ela deixou para os amantes da música e, principalmente, das músicas que ela cantava.

Mesmo em pouco tempo, Elis Regina viveu muito a vida e trabalhou arduamente.

Deixe um comentário