Biografia-de-Sherlock-Holmes

Biografia de Sherlock Holmes: fatos sobre o personagem

Apesar de não ser uma pessoa de verdade, que existiu realmente, Sherlock Holmes se tornou um dos personagens mais famosos da literatura – tanto britânica quanto mundial.

Suas histórias, na qual ele é um grande personagem, são sobre investigações policiais onde Sherlock é o grande detetive, capaz de realizar grandes feitos com seu talento investigativo.

Mesmo tendo sido criado pelo autor, Sir Arthur Conan Doyle, há mais de 100 anos atrás, até hoje ele é uma grande referência para escritores de livros policiais e também um grande companheiro para uma boa leitura investigativa.

Se você tem curiosidade em saber mais sobre Sherlock Holmes, confira sua biografia a seguir!

Leia também:

Biografia de Sherlock Holmes

Sir Arthur Conan Doyle nasceu no dia 22 de maio de 1859 e faleceu no dia 7 de julho de 1930, quando tinha 71 anos de idade. Em sua vida, escreveu muitos livros e, dentre eles, vários tinham como personagem principal ninguém menos do que Sherlock Holmes.

Arthur era médico, além de escritor, e nasceu em Edimburgo, Reino Unido. Seus conhecimentos médicos contribuíram bastante para suas criações literárias, sendo muito importantes para garantir o conhecimento e a coerência de Sherlock Holmes.

Somos apresentados a Sherlock Holmes, e seu estimado amigo Watson, no ano de 1887 através do livro Um Estudo em Vermelho. Esse é um dos livros mais famosos de Arthur Conan Doyle, muito por conta do personagem fascinante que é Holmes.

Esse livro foi publicado em uma revista na época, que na verdade era considerada uma revista de bolso, que se chamava Beeton’s Christmas Annual.

Em 1891, Doyle publicou seu segundo romance na revista Lippincott’s Magazine, que era o livro O Signo dos Quatro.

Na época em que foram publicados, os livros não deram tanto retorno quanto acabaram recebendo muitos e muitos anos depois e nos dias atuais. Mas, com a publicação de Um Escândalo na Boêmia, Conan Doyle começou a ver as histórias de Sherlock Holmes bombarem. Essa publicação foi feita na revista Strand Magazine.

Uma curiosidade sobre essa revista (Strand) é que ela costumava publicar muitas histórias de ficção e, nisso, acabou resultando em vários grandes autores da história. Além de Arthur Conan Doyle, a revista foi responsável por tornar famosos escritores como Graham Greene, Agatha Christie e Georges Simenon.

O sucesso desse terceiro livro foi tanto que acabou servindo de motivação para que Arthur continuasse a escrever suas histórias sobre Sherlock Holmes e suas aventuras policiais.

Conan Doyle publicou histórias do tipo, tendo Sherlock Holmes como seu personagem principal, até o ano de 1927. Muitas histórias saíram desse período de dedicação.

Quem foi Sherlock Holmes?

Sherlock Holmes era um detetive que se atraía mais para o lado da criminologia. Ele era um personagem extremamente detalhista, observador e com grandes habilidades de dedução. Boa parte de seus casos eram desvendados por conta dessas suas características.

Holmes pegava os casos que a polícia já havia considerado sem solução, ou seja, ele fazia o que a polícia já considerava impossível.

Outra coisa que ele costumava fazer bastante eram as experiências químicas, o que ajudavam em alguns casos e aumentavam ainda mais sua capacidade mental.

O grande amigo de Holmes, Dr. Watson

O Dr. Watson acompanhou Sherlock Holmes em quase todas suas aventuras investigativas. Eles se conhecem, e é quando também conhecemos ambos, no livro Um Estudo em Vermelho. Watson vai para Londres, onde Holmes mora, para se recuperar de seus ferimentos de guerra.

Ele foi cirurgião assistente na Segunda Guerra Afegã, fazendo parte do Quinto Regimento de Fuzileiros de Northumberland que ficava alocado na Índia.

Com o intuito de reduzir suas despesas, Watson procura um colega para dividir moradia e, com isso, é apresentado a Sherlock Holmes e eles passam a ser colegas de casa.

Seu endereço, apesar de fictício, ficou marcado na memória de muitos fãs dessa dupla – número 221B, Baker Street, Londres.

Foram 40 anos de histórias sendo contadas sobre esse personagem tão fascinante e seu amigo Watson, o que resultou em muitos fãs e admiradores do trabalho de Arthur Conan Doyle e, claro, pelo grande personagem que ele foi capaz de criar.

Apesar de não ter existido em carne e osso, Holmes se tornou real para todos que acompanharam suas histórias até sua morte na última aventura que Doyle escreveu sobre ele.

Em que ano nasceu Sherlock Holmes?

Por ser um personagem literário, pouco se sabe sobre seu nascimento e outras informações desse tipo, mas foi desvendado por seus admiradores que ele deve ter nascido em 1854.

Isso só foi possível por causa de uma informação encontrada em um dos livros, que falava que Holmes tinha 60 anos no ano de 1914.

Infelizmente, é só o que temos sobre seu nascimento.

Como morreu Sherlock Holmes?

Em um livro publicado no ano de 1893, chamado O Problema Final, Doyle põe um fim na vida de Sherlock Holmes. Mas, para não estragar a experiência, vamos deixar as informações sobre sua morte no anonimato. Assim, você poderá ler e se impressionar com a história sem nenhum tipo de spoiler.

Museu dedicado ao Sherlock Holmes

Você vê que um personagem ficcional se tornou tão popular e importante que acabou ganhando até mesmo um museu em sua homenagem.

O mais interessante é que utilizaram o endereço fictício de Holmes para que o museu ficasse no exato local. Incrível, não é mesmo?

Você pode visitar o museu de Sherlock Holmes no endereço: 221b Baker Street, Londres.

Conclusão

Sherlock Holmes foi um dos personagens ficcionais mais reconhecidos e amados pelo mundo inteiro, tanto que mesmo após 100 anos de suas histórias ele ainda continua vivo pelas livrarias e estantes de vários leitores.

Além dos livros, existem filmes e séries dedicados a suas histórias, assim como desenhos animados. Um excelente exemplo é o filme As Peripécias de um Ratinho Detetive (1986) que conta a história através de uma outra perspectiva – mas, aos entendedores, sabemos quem cada personagem representa.

Se você ainda não leu sobre as histórias de Sherlock Holmes e seu companheiro de aventuras Watson, essa é a chance de você conhecer o maior detetive de todos os tempos.

Deixe um comentário