Biografia da Clarice Lispector

Biografia da Clarice Lispector: conheça sua infância e história

Você com certeza já deve ter visto alguma citação de Clarice Lispector ou, até mesmo algumas obras em livros didáticos. Mas você sabe a história dessa importante escritora?

Hoje vamos conhecer a biografia de Clarice Lispector , para saber todos os detalhes, basta continuar a leitura!

Conheça a história de Clarice Lispector

Biografia da Clarice Lispector

A escritora brasileira Clarice Lispector nasceu em 10 de dezembro de 1920 e faleceu em 9 de dezembro de 1977. Foi uma renomada autora de romances originais e contos, além de jornalista. Ela foi trazida para o Brasil ainda durante as calamidades que consome seu próprio país como resultado da Primeira Guerra Mundial. Ela nasceu em uma família judia em Podolia, que fica no oeste da Ucrânia.

Leia também:

Sua mãe faleceu quando ela tinha nove anos e ela foi criada no norte do Brasil. Quando ela era adolescente, a família se mudou para o Rio de Janeiro. A publicar seus primeiros artigos jornalísticos e começou contos cursava direito no Rio e, aos 23 anos, quando foi publicado seu romance de estreia Perto do Coração Selvagem, ganhou popularidade por ser escrito no formato de um monólogo interior que foi, de certa forma, revolucionário não Brasil.

Após seu casamento com um diplomata brasileiro em 1944, ela deixou o Brasil e passou os 15 anos seguintes na Europa e nos Estados Unidos. Suas obras românticas românticas GH, começaram como mais famosas como o romance romântico GH,196 ela foram famosas ao longo dos anos mais crônicas, ela foi iniciada ao longo dos anos crônicas, como um acidente9. enquanto escrevia e publicava romances e contos até sua morte prematura em 1977.

Ela tem sido tema de muitas obras e literatura e música brasileira frequentemente a ser mencionada e seu trabalho. Seus romances foram adaptados para a tela grande, e Benjamin Moser acabou por escrever uma biografia dela chamada Why This World .

Infância de Clarice Lispector

Biografia da Clarice Lispector

Chaya Lispector, seu nome de batismo, nasceu em território onde hoje se encontra a Ucrânia. Ela era a mais nova das três filhas de Pinkhas Lispector e Mania Krimgold Lispector.

Os Russo eventos que acontecem durante a Guerra Civil Russa após a queda do Império, sua família, o romance muito autobiográfico causa sua irmã mais velha, Elisa Lispector, posteriormente retratou esses. Eles devem ser mãe para o Brasil e depois imigrar para a família.

Quando Chaya tinha pouco de um ano, eles partiram de Hamburgo e desembarcaram no Brasil nos primeiros meses de 1922. Assim que chegaram, os Lispector aprenderam um novo nome. Pedro foi aceito por Pinkhas, Marieta por Mania, Elisa por Leah e Clarice por Chaya.

Inicialmente, eles se estabeleceram em Maceió, Alagoas, pequena cidade do nordeste. Após a cidade de Recife, três anos de saúde, durante a cidade de Recife, durante a cidade de Boa Vista, durante a cidade de Recife, durante a cidade de Boa Vista. Em 2 de setembro de 1930, sua mãe faleceu Recife, onde seu pai ainda em dificuldades financeiras. Ela tinha 42 anos.

Pedro Lispector tomou a decisão em 1935 de transferir suas filhas para o Rio de Janeiro, a capital do país na época, na esperança de encontrar melhores perspectivas de emprego. Antes de se mudar para a Tijuca, a família reside na região de São Cristóvão, localizada ao norte do centro do Rio. 

Ela se matriculou na Faculdade de Direito da Universidade do Brasil em 1937, que na época estava entre as universidades mais respeitadas do país. Triunfo, seu primeiro trabalho publicado, apareceu no Pan em 25 de maio de 1940. Seu adorado pai faleceu aos 55 anos em 26 de agosto de 1940, como resultado de um procedimento malfeito na biliar.

Carreira de Clarice Lispector

Durante seu período estudando direitos e escrevendo para a Agência Nacional como jornalista, Clarice entrou em contato com a jovem geração de escritores brasileiros.

Então, ela lançou seu livro de estreia, Perto do Coração Selvagem, em dezembro de 1943 . O livro, que descreve a existência interior de uma jovem chamada Joana, gerou comoção. O livro recebeu o cobiçado Prêmio Graça Aranha em outubro de 1944 por ser o melhor romance de estreia em 1943.

Morte de Clarice Lispector

Lispector foi hospitalizada pouco depois do lançamento de A Hora da Estrela. Ela não foi informada do diagnóstico, mas ela tinha câncer de ovário incurável. Ela faleceu na noite anterior ao seu aniversário de 57 anos e foi sepultada no Cemitério Judaico do Rio de Janeiro em 11 de dezembro de 1977.

Obras de Clarice Lispector

Uma completa, Clarice Lispector possui em sua biografia uma série de gêneros literários publicados, que vão desde contos à romances.

Confira agora algumas de suas principais obras:

Romances:

  • Perto do Coração Selvagem (1943) – Perto do Coração Selvagem publicado pela New Directions;
  • O Lustre (1946) – O Candelabro;
  • A Cidade Sitiada (1949) – A Cidade Sitiada;
  • A Maçã no Escuro (1961) A Maçã no Escuro;
  • A Paixão segundo GH (1964) – A Paixão Segundo GH;
  • Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres (1969) – Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres;
  • Água Viva (1973) – A Corrente da Vida;
  • A hora da Estrela (1977) – A Hora da Estrela pela New Directions;
  • Um Sopro de Vida (1978) – Um Sopro de Vida.

Literatura infantil:

  • O Mistério do Coelho Pensante (1967) – O Mistério do Coelho Pensante;
  • A mulher que matou os peixes (1968) – A Mulher que Matou os Peixes;
  • A Vida Íntima de Laura (1974) – A Vida Íntima de Laura ;
  • Quase de verdade (1978) – Quase Verdade;
  • Como nasceram as estrelas: Doze lendas brasileiras (1987) – How the Stars Born: Twelve Brazilian Legends.

Contos:

  • Alguns contos (1952) – Algumas Histórias;
  • Laços de família (1960) – Laços de família. Inclui trabalhos publicados anteriormente em alguns contos;
  • A Legião estrangeira (1964) – A Legião Estrangeira publicado pela New Directions;
  • Felicidade clandestina (1971) – Alegria Secreta.

Essa foi a biografia de Clarice Lispector! Gostou de conhecer a história dela?

Deixe um comentário